Ética nos negócios para fortalecer as relações 

A ética deve fazer parte da cultura organizacional, para isso, apresentamos a sua definição e importância e os 6 Princípios de ética nos negócios.
Ética nos negócios

Ética é um valor elementar, não somente algo que se deseja como sendo uma conduta na vida, ela deve fazer parte de uma cultura organizacional, está ligada aos juízos morais sobre o que é certo e o que é errado.

Uma empresa precisa ter reputação, um pilar de conduta, que se aplica ao negócio e aos seus funcionários. A Ética nos negócios de uma empresa, pode moldar a maneira como ela é vista pelo mercado.

Contribui para construir relacionamentos sólidos, atrair clientes conscientes e engajados, além disso, colabora para a responsabilidade social e ambiental, para que a empresa tenha reputação e perpetuidade. Portanto, pode ser a chave para o sucesso.

Por mais que essas diretrizes sejam incontestáveis para a maioria, é preciso capacitar, estimular e conscientizar as pessoas sobre o que significa Ética e por qual motivo a conduta profissional traz resultados positivos tanto para a empresa, quanto para os próprios funcionários.

Neste artigo que abordo a Ética nos negócios, o que é e por que é importante, ressalto os tipos de Ética no mundo dos negócios.

Importância da Ética para as empresas

Por definição, Ética empresarial são os princípios morais, legais e valores, que funcionam como diretrizes para a conduta de uma empresa. As mesmas diretrizes que os indivíduos usam para se comportarem de maneira aceitável e respeitável, em cenários pessoais e profissionais.

No ambiente de vendas, podemos definir como um conjunto de boas práticas de mercado, que garantem uma negociação transparente e comprometida, com boas intenções que significam entregar a solução certa, da maneira correta, para quem negocia com a empresa.

A Ética de uma empresa contribui para atrair profissionais de qualidade. As empresas que cuidam de seus funcionários em todos os níveis e os tratam de acordo com os mais altos padrões Éticos, são atraentes para quem procura emprego, além disso, é mais provável que este funcionário tenha um bom desempenho e permaneça na empresa por muito tempo.

E não menos importante, uma empresa que trata seus clientes com Ética, conquista confiança e relacionamento de longo prazo. Esses clientes provavelmente recomendarão a empresa, a marca será respeitada e terá credibilidade no mercado.

Tipos de Ética nos Negócios

1. Transparência e integridade

Agir com transparência é a base de uma cultura com valores Éticos e profissionais. A comunicação pode ser persuasiva, buscando melhorar a receptividade para uma oferta, mas o script de vendas deve coibir falsas promessas.

A empresa adquire confiabilidade com seus clientes, consumidores e funcionários por meio da integridade, transparência e profissionalismo. Os funcionários devem confiar que a empresa cumprirá os termos de seu contrato de trabalho.

Clientes devem poder confiar na empresa e investir seu recurso financeiro, obrigações contratuais e informações confidenciais. Ser confiável incentiva as pessoas a fazer negócios e manter uma reputação positiva.

Para a gestão de vendas B2B, esses valores são ainda mais relevantes, pois, no modelo comercial, os relacionamentos costumam ser mais duradouros e pautados por contatos bem objetivos. A margem para erro é pequena, e o impacto, pode ser mais significativo.

2. Respeito

O respeito é essencial nas relações comerciais, tanto na forma como a empresa trata seus clientes, consumidores e funcionários, quanto como seus funcionários tratam uns aos outros. Isso envolve tratar todas as partes interessadas com dignidade, consideração e igualdade, respeitando suas opiniões, culturas e direitos, tendo bom senso.

3. Responsabilidade corporativa e pessoal

As empresas têm responsabilidades com seus funcionários, clientes e acionistas. Podem ser obrigações contratuais ou legais e compromissos verbais, por exemplo, de conduzir negócios de forma justa e tratar as pessoas com dignidade e respeito. Quaisquer que sejam essas obrigações, a empresa tem a responsabilidade de cumpri-las.

Espera-se que cada pessoa que trabalha para uma empresa, tenha responsabilidade pessoal. Isso pode significar concluir as tarefas que seu gerente atribuiu ou simplesmente cumprir as obrigações da descrição do trabalho. Se cometer um erro, você reconhece sua falha e faz o que for preciso para corrigi-la.

4. Lealdade

Lealdade significa ser verdadeiro consigo mesmo. Quando isso ocorre, fica mais fácil adotar essa virtude no relacionamento com as pessoas e nos negócios. Espera-se que tanto as empresas quanto seus funcionários demonstrem lealdade.

A lealdade também pode ser definida como a disposição de um cliente em continuar fazendo negócios com a empresa e em recomendá-la para outros.

Clientes leais são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa, pois além de serem os responsáveis pela geração constante de receita, também podem ajudar a atrair novos clientes a partir de uma indicação.

Por isso, é importante que as empresas tenham um propósito claro e alinhado com os seus valores. Ser ético é acima de tudo ser leal.

5. Experiência do cliente

Ao propor soluções para os desafios e problemas enfrentados pelos clientes, a equipe de negócios deve estar preparada e capacitada para qualificar e identificar as necessidades da negociação e estimular ofertas que agregam valor ao cliente.

A persuasão no ambiente de negócios é esperada, gera energia positiva e aumenta as vendas, mas é importante saber os limites, entre persuasão e manipulação.

A forma de distinguir está na intenção. Nos negócios, transparência e boas intenções significam entregar a solução certa, da maneira correta, para quem negocia com a empresa. Se o resultado corresponde a este objetivo, sempre estarão dentro dos limites da Ética para realização de um bom negócio.

6. Relacionamentos de longo prazo

No mercado, as organizações buscam parcerias que facilitam e melhoram a sua operação. O ideal é que seja um ciclo contínuo de evolução, com governança, acompanhando o seu crescimento, mantendo o padrão de qualidade e que não se tomem ações que coloquem em risco a reputação e a confidencialidade das empresas.

Essas relações são conduzidas por um contrato bastante específico, com metas de desempenho e padrões bem definidos. Agir de maneira Ética e entregar o que foi acordado é o básico para garantir um relacionamento de longo prazo.

A conduta Ética reflete na forma como a empresa oferta seus bens e serviços. A marca, passa a expressar valores que serão lembrados pelos clientes. O resultado é a pavimentação de um caminho saudável para o crescimento dos negócios.