Tecnologia na Execução do Merchandising

Como a tecnologia tem impulsionado a execução do merchandising focado na experiência de compra dos consumidores

A crescente necessidade de eficiência em merchandising, somada à demanda dos consumidores por experiências de compra mais personalizadas tem acelerado a evolução da execução no varejo. Nesse cenário dinâmico, o merchandising desempenha um papel fundamental na influência do comportamento de compra dos clientes. E hoje, mais do que nunca, a tecnologia é um ponto chave na execução eficaz do merchandising, impulsionando a produtividade dos promotores e a excelência na apresentação dos produtos.

Nos últimos anos, acompanhamos mudanças significativas no mercado de merchandising, impulsionadas pela rápida adoção de tecnologias inovadoras integradas a novos processos e modelos de atendimento. Algumas das principais mudanças incluem:

Softwares de reconhecimento por imagem: Capazes de reconhecer os produtos em gôndola, determinando presença, share e preço de forma instantânea e cada vez mais precisa, gerando relevante otimização no tempo de coleta de informações pelos promotores, aumentando significativamente a eficiência deste time nas lojas.

Aplicativos de gerenciamento de atividades e coleta de informações: Os promotores podem usar aplicativos móveis para receber instruções em tempo real sobre suas tarefas, incluindo o reabastecimento de produtos, verificação de preços, implementação de campanhas promocionais e coleta de informações relevantes para o negócio. 

Realidade Aumentada (AR): A AR está sendo cada vez mais utilizada para melhorar a experiência de compra do cliente. Os consumidores podem usar seus dispositivos móveis para visualizar como um produto ficaria em sua casa ou experimentar diferentes opções de produtos virtualmente. 

Inteligência Artificial (IA): Dentre as inúmeras e ainda pouco exploradas possibilidades, um dos principais usos de IA atualmente está muito direcionada à análise de dados e personalização da experiência do consumidor. Com o avanço da tecnologia e a necessidade de um maior foco na experiência do shopper, os varejistas têm a capacidade de segmentar seus clientes com mais precisão e personalizar as estratégias de merchandising de acordo com os diferentes perfis de consumidores, chegando até à especificidades e preferências individuais.

Internet das Coisas (IoT): A aplicação da Internet das Coisas (IoT) no merchandising visa aprimorar a experiência de compra do consumidor de diversas maneiras. Isso inclui a garantia de estoques adequados e a evitação de produtos em falta, personalização das ofertas de acordo com o comportamento dos clientes na loja, criação de vitrines e displays interativos para uma experiência mais envolvente, garantia de qualidade dos produtos por meio de rastreamento e logística eficientes, manutenção preditiva para evitar problemas durante a compra e facilitação de pagamentos de forma automatizada e conveniente.

Integração de dados e análise preditiva: Já sabemos que o dado é o “novo petróleo”, porém um dado só é relevante quando transformado em informação acionável. Para isso, coleta e análise de dados se tornaram fundamentais para entender o comportamento do consumidor e prever tendências futuras. Isso permite que as indústrias e o varejo tenham cada vez mais domínio do comportamento dos produtos nas lojas, auxiliando toda a cadeia com dados para um planejamento cada vez mais eficaz e assertivo das ações conjuntas.

A incorporação de tecnologia na execução do merchandising oferece uma série de benefícios para os varejistas, como o aumento da produtividade, dado pela automatização de tarefas manuais associadas ao merchandising, permitindo que os promotores se concentrem em atividades mais estratégicas e produtivas. 

Com mais tempo para dedicar às ações necessárias, é possível alcançar uma execução eficaz do merchandising, com prateleiras bem organizadas, produtos facilmente acessíveis e consequentemente uma experiência de compra mais agradável para os clientes.

Com o impacto profundo e positivo das tecnologias, adotá-las se torna essencial para melhor executar o merchandising nos PDVs, impulsionando a produtividade dos promotores e garantindo a excelência na apresentação dos produtos nas gôndolas. Ao implementar soluções tecnológicas inovadoras, varejo e indústria podem melhorar a experiência do cliente, aumentar as vendas e manter uma vantagem competitiva no mercado em constante mudança.

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