POP Trade Tech 2024 e o futuro do varejo

Explore os insights do POP Trade Tech 2024 e as tendências que estão moldando o futuro do trade marketing no varejo.

O evento POP Trade Tech reuniu clientes, parceiros e equipe POP para discutir as ideias que estão moldando o futuro do trade marketing e como podemos nos adaptar, mantendo a relevância e competitividade no varejo. Trazendo também os principais insights da visita a Nova York e à NRF Big Show 2024, feita em janeiro, pelo Marcio Tavares, nosso presidente, André Feltrin, Diretor de Planejamento, e Rodrigo Torres, Diretor de Inteligência de Mercado..

Neste artigo, exploraremos as principais discussões e reflexões deste evento inspirador.

O ano da mudança

O ano de 2023 foi caracterizado como um período de transformação estrutural no varejo, que continua em 2024. Não se trata apenas de adotar novas tecnologias, mas sim de repensar e redefinir todo o modelo de negócios para se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor, de inovações tecnológicas e no cenário competitivo. As empresas estão enfrentando um ambiente de constante evolução.

Um dos grandes destaque foi a participação do Waldemir Cambiucci, Tech Sales | Emerging Technologies da Microsoft, que falou sobre como as IAs Generativas estão revolucionando a experiência do cliente, permitindo uma personalização sem precedentes em diferentes experiências de indústria, desde recomendações de produtos até a criação de campanhas de marketing altamente direcionadas.

A IA se alimenta de dados, logo, a precisão e integridade dos dados são a base fundamental para a geração de insights confiáveis e acionáveis para tomada de decisões estratégicas. 

Com a crescente disponibilidade de dados provenientes de diversas fontes, como indústria, varejo, time de campo e parceiros de mercado, nós trazemos o POP Data Precision, sistema automatizado de validação de dados e a classificação de PDVs e shoppings com algoritmos avançados que compilam e analisam essas informações, gerando insights valiosos para aprimorar suas estratégias de marketing e vendas.

Aplicações práticas da IA no varejo

Desde chatbots humanizados para atendimento ao cliente até sistemas de recomendação personalizados. A IA pode ser utilizada para otimizar processos, prever tendências de consumo e melhorar a experiência do cliente em todos os pontos de contato.

A antecipação de tendências e comportamentos do consumidor podem fornecer insights valiosos para estratégias de marketing e vendas. Por meio da análise de grandes volumes de dados, a IA pode identificar padrões e prever demandas futuras, permitindo que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças no mercado.

Waldemir Cambiucci destaca que, para a implementação da IA, é preciso olhar para quatro motores: a definição de cenário onde será aplicado; a construção de uma base de dados sólida; medidas rigorosas de segurança de dados e a capacitação de time e usuário..

Desafios éticos e responsabilidade na utilização da IA

Embora as possibilidades oferecidas pela IA sejam vastas, também é preciso olhar para os desafios éticos e a responsabilidade associada à sua utilização. Questões como privacidade e segurança dos dados e transparência foram levantadas, destacando a importância de uma abordagem cuidadosa e responsável no desenvolvimento e implementação de soluções de IA.

Tecnologia como vetor de experiência do shopper

A tecnologia não é mais apenas sobre eficiência e otimização, mas também um vetor de experiências memoráveis e personalizadas que engajem e fidelizem os consumidores, impulsionando o varejo físico, como, por exemplo, em lojas conceito.

Com uso maciço de IA, marcas estão buscando maneiras criativas de interagir com os clientes em todos os pontos de contato, desde a escolha do produto até o atendimento pós-venda.

Assim surge o efeito blur, explicado pelo André Feltrin, Diretor de Planejamento. Cada vez mais, a fronteira entre o que é humano e o que é inteligência artificial se torna sutil, oferecendo ao shopper um atendimento com linguagem natural e sem fricção.

Loja física como ponto de apoio no varejo

A loja física muda de características, mas não perde sua importância. Ela desempenha um papel crucial como ponto de apoio para os consumidores. Além de servir como local experiência tangível dos produtos, ela também atua como um hub para serviços complementares, suporte pós-venda e interação humana personalizada.

Experiência e imersão em foco 

André Feltrin trouxe alguns exemplos de lojas conceito, que surgem como um espaço para oferecer uma imersão ao shopper, proporcionando uma experiência diferenciada para impactar e certificar que o produto entrega o que promete. A loja Google propõe uma imersão que empodera o shopper, deixando que ele direcione sua própria jornada de experimentação.

A Petco Health and Wellness Company, varejista americana de animais de estimação, é um grande exemplo em proporcionar experiência. A loja física possui barbearia, supermercado, cabine de foto e até um espaço para aulas de adestramento, todo o merchandising é pensado para relembrar uma loja para “humanos”, porém com os pets no centro dessa experiência, rendendo uma experiência inovadora e um alto faturamento com ticket médio acima da média.

Responsabilidade social, Sustentabilidade e Inclusão

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às práticas éticas e ambientalmente responsáveis das empresas. Portanto, as marcas que demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade têm uma vantagem competitiva significativa, não apenas em termos de reputação, mas também em termos de engajamento do consumidor e lealdade à marca.

A inclusão também é outro ponto de destaque, trazer visibilidade para as Pessoas com Deficiência, colocando-as como um pilar na estratégia de negócios pode abrir grandes oportunidades comerciais.

O público PCD representa 1,8 bi de consumidores no mundo, um grande potencial que a multinacional de moda Tommy Hilfiger soube aproveitar. Incluindo o público PCD na concepção dos produtos, lançou uma linha adaptada que já é um gerador contínuo de receita para a marca. 

Outro exemplo, é a empresa de telecomunicações AT&T que se juntou a Gallaudet University para lançar capacete de futebol para ajudar atletas deficientes auditivos. A inclusão se tornou ponto essencial nos negócios, que, além do retorno comercial,  fomenta a diversidade e inclusão na sociedade, gerando impacto positivo. 

O POP Trade Tech 2024 foi mais do que um evento de tecnologia e inovação – foi uma jornada de descoberta e inspiração para o futuro do varejo e do trade marketing. As discussões e reflexões geradas destacaram pontos importantes À medida que navegamos por esse cenário em constante mudança, é essencial que as empresas permaneçam ágeis, adaptáveis e comprometidas com a inovação para prosperar nesse novo mundo do varejo.

Marcio Tavares
Presidente da POP Trade

Mais conteúdos