Desafios e Tendências do Trade Marketing

Abordando sobre dados, pessoas e tecnologia, o Head de Trade Marketing da BIC, Abner Pizzo, traz diversos insights sobre a área no POPCast.

O Trade Marketing é um campo em constante evolução, repleto de desafios que impactam diretamente o sucesso das marcas. Com o objetivo de explorar a fundo esse cenário dinâmico, Marcio Tavares, Presidente da POP, recebeu Abner Pizzo, Head de Trade Marketing da BIC, para um bate-papo recheado de insights no nosso POPCast.

Pizzo traz um pouco do seu olhar e conhecimento sobre a área, abordando a importância de um time bem estruturado e a transformação que os profissionais de trade têm passado; a jornada do shopper; sazonalidade dos produtos; inovação no PDV e, principalmente, no papel dos dados e tecnologia frente a tudo isso.⁣⁣

Confira os principais momentos:

 

O maior desafio da tecnologia é a integração dos dados 

O trade marketing lida diariamente com uma grande quantidade de informações proveniente de diversas fontes e setores, porém, cada uma delas pode apresentar interpretações diferentes.

Assim, é preciso integrar de forma eficiente as variadas fontes de dados para gerar insights consistentes e confiáveis e orientar de forma assertiva a estratégia. É nesse ponto que as marcas devem concentrar seus esforços, buscando soluções tecnológicas que apoiem esse processo.

Os dados são o caminho para atingir a execução perfeita

Atingir a execução perfeita é um desafio diário no PDV, pois é preciso que a marca saiba exatamente onde o promotor está errando e o que precisa ser corrigido. Pizzo compartilha que a mensuração dos dados, proporcionada pelo programa Loja Perfeita, em parceria com a POP Trade, auxilia, em simples etapas, na identificação das oportunidades de melhoria.

Assim, a BIC conseguiu uma evolução significativa nos seus indicadores de execução para alcançar a Loja Perfeita.

Entender a jornada do shopper em período sazonal é essencial para melhores estratégias

Os períodos sazonais podem representar grandes desafios e oportunidades para as marcas. Para conseguir aumentar as vendas nesses períodos, é necessário que as marcas entendam a sazonalidade dos produtos e a jornada do shopper.

A campanha Volta às Aulas da BIC corresponde ao principal momento de vendas do ano da marca. Apoiada em dados que guiam a estratégia, a BIC trabalha um plano com comunicação específica para o período de retorno escolar, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão do shopper.⁣

Saiba como a BIC impulsionou as vendas no Volta Às Aulas com uma estratégia voltada para a criatividade dos promotores, a experiência no PDV e o relacionamento com o varejo.

 

Coleta de dados mais tecnológica e eficiente com Reconhecimento de Imagem

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental no aprimoramento do Trade Marketing e uma das frentes em que ela tem mostrado grande potencial é na coleta de dados. Uma das ferramentas inovadoras que vem ganhando destaque é o Reconhecimento de Imagem (RI).

Com o RI é possível capturar informações precisas e detalhadas a partir de imagens registradas nos PDVs pelos próprios promotores. Essa tecnologia permite uma análise mais eficiente e automatizada, agilizando o processo de coleta e proporcionando insights valiosos para as estratégias, permite ainda identificar oportunidades de otimização, monitorar a execução das campanhas, analisar o comportamento do shopper e tomar decisões embasadas em dados concretos, impulsionando assim o sucesso e a eficácia das ações no varejo.

No episódio completo você confere muitos outros inshghts do Head de Trade Marketing da BIC, Abner Pizzo. É só dar o play na nossa página do POPCast ou acessar na sua plataforma preferida.

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