Mega Execução: impulsionando as vendas no Volta Às Aulas com experiência no PDV

O Volta Às Aulas (VAA), principal momento de vendas do ano para a categoria de papelaria, conta com estratégia específica que tem como pontos principais a criatividade dos promotores, a experiência no PDV e o relacionamento com o varejo.

Identificar a sazonalidade da categoria é essencial para definir estratégias que ajustam a presença de produtos, preços e promoções para aproveitar as melhores oportunidades e maximizar o retorno sobre o investimento. 

Todos os anos entre janeiro e fevereiro acontece o período sazonal de Volta Às Aulas (VAA), que é o principal momento de vendas do ano para a categoria de papelaria.

Com abrangência nacional, desenhamos uma estratégia para a BIC, uma das fabricantes líderes no mercado de itens para papelaria, com o objetivo de diferenciar a marca no Ponto de Venda e tornar mais rápida a decisão de compra pelo produto do nosso cliente, aumentando o sell-out.

A campanha “Mega Execução” incentiva os promotores a usarem a criatividade para sair da zona de conforto e montar uma exposição diferenciada no Ponto de Venda, usando os produtos BIC com foco no Volta às Aulas, e estimula os supervisores a trabalharem o engajamento e performance da equipe. 

Por dentro do planejamento e execução da campanha

A expectativa é atingir o máximo de PDVs dentro da nossa base de atendimento e, para isso, a campanha premia:

  • Os três promotores que criarem a melhor execução;
  • O supervisor que tenha a maior aderência com gatilho de 50%;
  • O promotor e supervisor (com aderência da equipe de no mínimo de 50%) responsáveis pela melhor Mega Execução a nível nacional.
 
A ação começa com a checagem dos estoques das lojas e de onde teremos as melhores oportunidades, então, é definido o que será realizado e quais materiais serão necessários para a criação e desenvolvimento da exposição. Ainda, é negociado com o gerente do canal os melhores espaços de produtividade que o ponto extra irá trazer para a loja.
A campanha é uma importante aliada no incentivo das vendas no período de Volta Às Aulas, ela destaca a BIC no PDV das demais marcas com sua abordagem única, fortalecendo ainda mais a presença no mercado.
Essa ação não só coloca os produtos em evidência, como fortalece a marca com o público e, ao ser realizada uma mega execução no PDV, ele pode esperar um incremento de 20% ou mais dos produtos destacados.

Entregando experiências únicas ao shopper e consumidor


Pensar a experiência e entregá-la da melhor forma é essencial para alcançar os melhores resultados. Assim, fazemos com que o shopper não passe despercebido por nossos produtos, tiramos ele do piloto automático no seu momento de compra e o lembramos que ali está um mix de itens para serem comprados, tornando mais rápida a decisão pelo produto do nosso cliente. 

Por isso, no período da campanha, nossos supervisores e promotores têm total liberdade para abusar da criatividade e realizar a melhor execução, proporcionando uma experiência incrível no PDV.

Uma grande parte do nosso público tem entre 4 e 16 anos de idade, ou seja, não é ele quem compra, mas sim quem consome, por isso, para além do shopper, olhamos também para os consumidores.

Assim, os promotores se desafiam a trazer mix e planograma ideais, gerando grande visibilidade e destacando os preços, e a comunicar a marca de forma lúdica, criando grandes exposições, envolvendo salas de aula, ônibus escolares, caminhões, rodas gigantes entre outras. Dessa forma, conseguimos não só provocar a melhor experiência para o shopper, mas também para o consumidor.

Fortalecendo vínculos com o varejo

 

O ponto extra é essencial para dar a melhor visibilidade para a marca e seus produtos. O desafio, então, está na negociação do espaço em loja, já que são várias marcas buscando seu lugar ao sol.

Muito além do período de VAA, durante todo o ano trabalhamos no relacionamento com o varejo. Atuando de forma propositiva, trazemos soluções e melhorias que contribuam para o sucesso de nossa parceria e o atingimento das metas em razão do nosso objetivo: o sell-out.

Para 2023, pretendemos atingir um target de 20% de lojas executadas com “Mega Execução” dentro do nosso roteiro, o que dá um pouco mais de 2 lojas por promotor. Ainda, nos desafiamos a realizar 9% a mais de “Mega Execução” comparado ao realizado de 2022 e, assim, contribuir para que o sell-out loja a loja naturalmente evolua o market share da BIC.

Quer saber mais sobre as estratégias da BIC para potencializar vendas no período sazonal e como a marca enfrenta os desafios da área?

Clique aqui e confira o episódio especial do POPCAST com Abner Pizzo,  Head de Trade Marketing da BIC Brasil.