Pontue e Ganhe: estratégia para maximizar as vendas de chocolates na Páscoa

Com criatividade, a campanha de Páscoa Pontue e Ganhe, desenhada para a Hershey’s, foca na visibilidade dos produtos em formatos não sazonais no PDV para aumentar as vendas no período mais importante do ano para a categoria e em um momento no qual os Ovos de Páscoa perdem o protagonismo.

A Páscoa é a época mais doce do ano, sendo o principal momento de vendas para a categoria de chocolates. Muitas marcas aproveitam essa oportunidade para lançar produtos e conquistar novos clientes, e a criatividade dos promotores no PDV faz toda a diferença para proporcionar a melhor experiência de compra para o shopper e consumidor. 

Para construir estratégias assertivas e maximizar as vendas, além de olhar para as particularidades do período sazonal, é também preciso olhar para outras variáveis, como o cenário econômico e comportamento de consumo.

Os Ovos de Páscoa não são mais os protagonistas

Segundo a Nielsen Retail, 83% dos consumidores têm a sensação que os Ovos de Páscoa estão cada vez mais caros, e 74% deixam de comprar este produto por conta do preço.

Isso é refletido nas vendas: a cada ano a categoria de chocolate cresce nesse período puxado por formatos de chocolate que não são o tradicional Ovo de Páscoa. Assim, com a alta dos preços dos ovos e a baixa no poder de compra dos shoppers, a tendência é que migrem ainda mais para os formatos não sazonais de chocolate. 

Nós, da POP, estamos atentos aos movimentos do mercado e desenhamos uma estratégia de Páscoa para a cliente Hershey’s atendendo a esse contexto.

Atuando a nível nacional, o objetivo macro da campanha Pontue e Ganhe é diferenciar a marca no Ponto de Venda, tornando mais rápida a decisão de compra do shopper, além de buscar um aumento significativo nas vendas. Entre a seleção de produtos líderes de venda da marca, para esta Páscoa foi definido o foco nas categorias Barras Regulares e Coffee Creations.

Ainda, como objetivos específicos está o de aumentar o espaço no ponto natural das Barras Regulares e o de fortalecer a estratégia de marketing da categoria Coffee Creations, linha lançada recentemente pela Hershey’s, sendo a primeira participação em Páscoa, e que já vem garantindo números expressivos em vendas apoiado nas ações de lançamento em várias cidades, como distribuição de amostras.

Por dentro do planejamento e execução da campanha

A nossa campanha incentiva os promotores a usarem a criatividade no Ponto de Venda, dando mais visibilidade e destaque aos produtos focos da Hershey’s nas gôndolas e pontos extras, através dos materiais de divulgação. 

A expectativa é atingir o máximo de PDVs dentro da nossa base de atendimento. Para isso, a campanha premia:

  • Os 5 melhores promotores de cada supervisor;
  • A melhor exposição à nível Brasil no quesito criatividade; 
  • O melhor promotor a nível Brasil no quesito pontuação; 
  • Os 3 melhores supervisores a nível Brasil no quesito pontuação; 
  • Os supervisores também serão premiados pela quantidade de displays implementados/conquistados.

A ação começa com a checagem dos estoques das lojas e análise dos canais com as melhores oportunidades, então, é definido o que será realizado e quais materiais serão necessários para a criação e desenvolvimento da exposição. 

Feita a positivação dentro do período da campanha, o promotor e supervisor preenchem uma pesquisa online para sinalizar que o tipo de ponto extra foi positivado. O acompanhamento é feito por plataformas de inteligência que nos permitem receber as informações com fotos de cada positivação realizada.

A ação conta com o apoio da solução POP MCE, essa camada de serviço permite validar as informações coletadas em 100% das lojas cobertas pelos promotores e em menor tempo, assim, mantendo controles de performance mais eficientes, permitindo melhor tomada de decisão embasada em dados confiáveis.

Dessa forma, a campanha se torna uma importante aliada no incentivo das vendas no período de Páscoa, destacando e fortalecendo a Hershey’s no PDV em meio a concorrência acirrada do período e garantindo a melhor experiência de compra para o shopper. 

Fortalecendo a estratégia com pontos extras

Os pontos extras têm como objetivo chamar a atenção dos consumidores que circulam na loja, destacando o seu produto dos demais. 

Os produtos expostos fora de suas sessões ajudam o cliente a lembrar da marca, ocasionando assim em uma compra por impulso. Na categoria de chocolates a compra por impulso é bem característica, sendo muito importante a marca estar evidenciada em pontos estratégicos dentro da loja, facilitando a busca pelo consumidor. 

Em 2022, alcançamos excelentes números quando falamos de pontos extras e visibilidade no PDV. Foram implementadas 81% das ações negociadas junto ao varejo, com 74% da nossa base de lojas com conquistas, com mais de 1.500 displays positivados.

Paula Carvalho
Gerente de Operações

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