5 tendências do varejo para 2023

Confira as tendências de varejo que foram apresentadas na NRF Retail’s Big Show 2023 e vão dominar os próximos anos.

Com tantas mudanças a todo momento, estamos sempre de olho nas tendências na área do varejo e, claro, a NRF Retail ‘s Big Show, que acontece em Nova Iorque, a maior e mais completa feira de varejo do mundo que reúne as principais marcas e especialistas do setor, trouxe muitos insights, inovações e tendências que influenciam a indústria.

Trouxemos aqui cinco insights que vão marcar os próximos anos:

Comércio integrado

O varejo pós-pandêmico, resultado da transformação estrutural que o setor passou, oferece cada vez mais canais alternativos para atender a necessidade do novo consumidor.

Mais conectado, o omniconsumidor está presente em todos os lugares e em cada ponto de contato com a marca.

Agora, a demanda é pela unificação dos canais, mas, não basta juntar os canais, é preciso integrá-los aproveitando todos os recursos que a tecnologia e o digital podem oferecer para monitorar, prever, agregar e integrar produtos, serviços, soluções, proposta de valor, experiências, conveniência e relacionamento humano.

Assim, é possível explorar todo o potencial de um comércio integrado capaz de atrair, vender, reter e fidelizar o omniconsumidor.

Sustentabilidade

O último ano foi marcado pelas pautas ESG e iniciativas sustentáveis. Em 2023, a sustentabilidade segue em destaque com as empresas buscando mais consciência ambiental e impulsionando novas iniciativas dentro de todo o ecossistema do varejo.

Como parte desta comunidade, assumimos que somos responsáveis pelo mundo do qual fazemos parte e pelo futuro que queremos construir, por isso ultrapassamos os limites do pensamento econômico para tornar nossas operações cada vez mais sustentáveis.

Visibilidade de estoque

Ter o controle total do estoque, não somente dos produtos em movimento, se mostra cada vez mais essencial para atender ao consumidor com eficiência e manter a fidelidade do cliente. 

O varejo ainda encontra dificuldades para manter uma visibilidade completa em tempo real do estoque, assim, em 2023, a tendência é que os varejistas dediquem esforços para solucionar esse gap.

Loja física multifuncional

Com a penetração do digital, as lojas físicas precisam repensar seu formato e abordagem, revendo, até mesmo, o modelo de negócio e KPIs, já que a jornada do shopper não é mais linear e homogênea. 

É preciso ir além da venda física, como por exemplo, com serviço de micro atendimento, devoluções, centros de atendimento ao cliente e retirada de compras online, que, além de oferecer mais valor ao consumidor, pode otimizar custos logísticos e na cadeia de suprimentos e aumentar o tráfego na loja.

O básico bem feito

O varejo passou por muitas transformações nos últimos anos, é até difícil acompanhá-las, mas, mais do que estar à frente das tendências e inovações de mercado, 2023 será marcado pelo Back to Basics (de volta ao básico), um olhar mais tático, operacional e com foco em fazer o básico bem feito, deixando de lado as distrações.

É preciso garantir que os produtos certos estejam disponíveis no momento que o cliente quer, no preço que ele quer e com experiência relevante para reter e fidelizar.

Para isso, é essencial conhecer bem o shopper e sua jornada de compra. Assim, os dados devem entrar como protagonistas das tomadas de decisões, para que elas sejam mais ágeis e precisas.

Nós, aqui na POP, acreditamos na potência dos dados como guia, então, com o apoio da tecnologia, desenvolvemos soluções que facilitam o nosso dia a dia com o objetivo de qualificar a coleta, integrar dados de diferentes fontes e áreas e gerar análises e recomendações para a melhoria contínua.

Em mais uma edição, a NRF inspirou as marcas a pensarem no rumo do varejo para 2023 e para os próximos anos. Vivemos grandes mudanças, ainda reflexo da pandemia e de outros eventos de fatores ambientais, como crise econômica e guerra. Mas, como um dos pontos reforçados no evento, a perseverança é essencial para traçar metas, superar limites e alcançar os objetivos a longo prazo.

Seguimos atentos, acompanhando cada mudança do mercado e dedicando esforços a estar à frente das transformações para ajudar a indústria e o varejo a entregarem a melhor  experiência para seus clientes e, com isso, aumentar as vendas e a visibilidade da marca.

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