O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário de vendas, especialmente no setor de eletrodomésticos, onde a Midea se destaca como uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos e condicionadores de ar do mundo. Combinando design inteligente com tecnologia, a marca leva conforto e praticidade ao dia a dia de milhões de consumidores. Para aproveitar ao máximo esse período crucial, a Midea implementa uma execução estratégica de trade marketing sazonal em colaboração com a POP.
A ação tem objetivos claros e mensuráveis. A expectativa é alavancar o sell out, com um aumento de 5% em relação a 2023, aumentar a visibilidade da marca nos PDVs e melhorar a experiência do cliente. Para isso acontecer, o time de promotores focam em ações no PDV para garantir 80% de execução nas principais lojas, impulsionando as vendas.
Antes de iniciar qualquer planejamento, é crucial compreender o contexto do mercado, um trabalho contínuo feito pela POP. Com experiência multicanal, o time de inteligência da POP realiza análises de tendências de consumo, do comportamento do shopper e da concorrência, permitindo identificar e antecipar quais os produtos mais procurados para o período do Dia das Mães e planejar como a Midea pode se destacar em meio à concorrência.
Relacionamento com o varejo
A conquista do ponto extra é essencial para melhorar a visibilidade dos produtos e da marca, mas há diversos desafios para posicionar mais produtos no piso da loja, negociar os melhores espaços e enfrentar a grande concorrência do setor de eletrodomésticos.
Para isso, é fundamental trabalhar o relacionamento com o varejo. Assim, em cada visita realizada, o time de campo busca fortalecer relações, atuando com coerência e de forma propositiva para contribuir na parceria realizada diariamente, garantir os melhores espaços e concretizar o sell-out
Em 2024, o time quase dobrou de tamanho e alcançou um aumento de mais 50% de visitas realizadas, entregando para o varejo a experiência de ter os promotores auxiliando no posicionamento dos produtos, abordagem e ações de demonstração prática de produtos para alcançar o objetivo traçado, que é o aumento do sell-out.
Estratégia de ativação no Ponto de Venda (PDV)
A ativação no PDV se destaca como um diferencial para o sucesso da ação sazonal da Midea. Cada detalhe é cuidadosamente pensado, o planejamento da execução do dia das mães no PDV envolve, além da conquista dos pontos extras, a organização de produtos e preços, buscando o melhor retorno em vendas.
A marca aproveita o conhecimento do comportamento do shopper para criar displays atrativos e demonstrações práticas, promovendo uma experiência de compra memorável.
Engajamento do time de promotores
O envolvimento do time de campo é fundamental para garantir a execução eficaz da estratégia de trade marketing. A POP realiza treinamentos contínuos e, para o Dia das Mães, conta com capacitação específica. É compartilhado com o time a estratégia e posicionamento de categoria, além de dicas de exposições, guia de receitas práticas para executar nas lojas, entre outras boas práticas.
Para potencializar o envolvimento e comprometimento da equipe, a ação também conta com premiação para os melhores promotores mensais em vendas e melhores promotores em exposição nível Brasil.
Fornecendo aos promotores as informações e ferramentas necessárias para oferecer um atendimento personalizado e eficiente ao shopper, e um estímulo extra para participação, a Midea fortalece sua atuação nessa data.
A POP mantém um acompanhamento rígido de toda a execução a partir da análise dos dados coletados em campo, gerando feedback contínuo para os promotores, com apontamento de melhorias na execução, e permitindo ajustes rápidos na estratégia buscando maximizar o impacto da campanha sazonal e alcançar o sucesso desejado.