A NRF Big Show, maior feira global de Varejo e Consumo, que aconteceu em Nova York, entre 14 e 16 de janeiro, proporcionou uma imersão profunda nas tendências que estão redefinindo o panorama do varejo mundial.
O evento foi acompanhado de perto por Marcio Tavares, nosso presidente, André Feltrin, Diretor de Planejamento, e Rodrigo Torres, Diretor de Inteligência de Mercado, que também visitaram algumas lojas na cidade e analisaram como essas tendências já têm se manifestado nos PDVs.
Abaixo, trazemos os principais insights que marcarão este e os próximos anos:
Inteligência Artificial (IA)
Um dos temas que dominou a feira. Desde a gestão de dados até a integração de tecnologias, a IA surge como um pilar central na evolução do varejo, podendo apoiar a personalização de ofertas, otimização da cadeia de suprimentos, detecção e prevenção de fraudes, força de trabalho, análise preditiva e tomada de decisões e muito mais, como exemplificou a Walmart.
A aplicação crescente de IA traz novos desafios em termos de infraestrutura. Ao contrário das preocupações anteriores de Omni, relacionadas à logística e integração de modelos comerciais, agora a ênfase está na construção de sistemas robustos, redes eficientes e largura de banda para suportar a nova demanda.
Os impactos negativos na sociedade também são ainda um ponto de debate. Segundo o relatório da Ford, apresentado pela GDR, uma consultoria de tendências de varejo, 78% das pessoas no mundo acreditam que, como sociedade, nós não concordamos mais no que é verdade ou não, ainda, segundo pesquisa da IPSOS, 7 em cada 10 pessoas se preocupam em não conseguirem distinguir o que é produzido por humanos ou IA e que teremos mais desinformação espalhada online.
Dados como base estratégica
Com a capacidade da IA de antecipar comportamentos de compra e melhorar a experiência do cliente, a gestão de dados permanece crucial, abrangendo a integração de quiosques de autoatendimento, coleta de dados e uso de IA para decisões no varejo.
É necessário um empenho em infraestrutura, na integração de diferentes fontes de dados e uso de IA para análises expandidas para aproveitar ao máximo o que os dados podem oferecer.
Experiência conectada e simplificada
A experiência do consumidor não é mais linear. A ênfase na experiência All Channel empodera o consumidor, que pode acompanhar seu pedido até a entrega, proporcionando uma jornada mais completa e conectada. Os dados, claro, são parte essencial dessa nova abordagem.
Além de completa, a experiência também deve ser simplificada, algo que foi destacado por diferentes palestrantes, indicando uma tendência de valorização da simplicidade para aumentar o interesse do consumidor.
DINKWAD: Novos modelos de família
Muito foi debatido na feira sobre as DINKWAD – “Double Income and No Kids With A Dog”, que são casais, com duas rendas, que optam por não ter filhos e adotar pets. Este novo modelo de família está cada vez mais presente e surge devido ao alto custo de vida e a busca por melhor qualidade de vida.
Indo de encontro, o varejo tem se adaptado para incluir os pets na experiência de compra. A Petco Health and Wellness Company, varejista americana de animais de estimação, é um grande exemplo. A loja física possui barbearia, supermercado, cabine de foto e até um espaço para aulas de adestramento, todo o merchandising é pensado para relembrar uma loja para pessoas, porém com os pets no centro dessa experiência.
Marcas mais influentes
O estudo apresentado pela agência de análise de marca WPP Bav apontou a crescente valorização dos ativos intangíveis, destacando a influência da marca. O branding afeta o comportamento do consumidor e o valor da empresa. Existem 9 caminhos para aumentar a influência da marca, incluindo status, inovação e confiança, estes são cruciais para os varejistas obterem uma vantagem competitiva.
Varejo Online X Físico
Tudo no varejo mudou, mas as lojas acompanharam? Este foi o tema da palestra de Lee Peterson, Vice-presidente executivo e líder de inovação e marketing da WD Partners. Segundo pesquisa apontada por Lee, 65% da geração Z prefere comprar online devido à conveniência e simplicidade, as lojas físicas devem se adaptar e buscar novas formas de atrair o consumidor.
A Walmart destacou a transformação das lojas físicas, buscando semelhanças com a experiência online, mas ressaltando a necessidade de criar uma experiência única que vá além do que um site pode oferecer.
ESG – uma necessidade imperativa
A sustentabilidade se tornou uma prática empresarial. A responsabilidade ambiental e ética nos negócios não é apenas uma escolha; mas uma necessidade imperativa incorporar esses princípios ao núcleo de suas operações para manter a relevância e o respeito dos consumidores, que levam em consideração esse critério para escolher marcas e produtos.
Pessoas no centro e senso de comunidade
É preciso colocar as pessoas no centro das estratégias de negócios, com suporte tecnológico para otimização. A abordagem foi enfatizada como um legado fundamental.
A construção de um senso de comunidade foi um tema presente pela primeira vez na NRF e de forma central. Indica uma mudança significativa de foco, abrangendo a inclusão e práticas de “give back”.
A inclusão deixou de ser uma tendência para se tornar um componente estratégico. Empresas dedicadas ao desenvolvimento de produtos inclusivos e acessíveis não apenas abraçam a diversidade, mas também encontram oportunidades de mercado únicas, como a At&t, empresa de telecomunicações.
Bem-Estar e Produtividade
A saúde física e mental dos indivíduos influencia diretamente o desempenho profissional. Na palestra “Cultivar um local de trabalho próspero e uma cultura empresarial voltada para um propósito”, Arianna Huffington, Fundadora e CEO da Thrive Global, Gina Drosos, CEO da Signet Jewelers, e Carla Vernón, Chief Executive Officer da The Honest Company, trouxeram uma abordagem holística sobre bem-estar e pontuam a importância de dormir e se alimentar bem, movimentar-se, conectar-se com outras pessoas e gerenciar o estresse.
Empreendedorismo com Propósito
Empreendedores como Drew Barrymore, que palestrou ao lado de Shae Hong, fundador e CEO da marca Made By Gather, ressaltam a importância de criar marcas com histórias autênticas e significativas. O empreendedorismo com propósito não apenas constrói marcas sólidas, mas também estabelece conexões profundas com os consumidores.
A NRF Big Show 2024 não apenas apresentou inovações tecnológicas; ela desafiou os participantes a contemplarem o varejo de uma forma mais holística e ética. O futuro do setor está na construção de experiências significativas, conscientes e autênticas.
A fusão entre tecnologia, sustentabilidade e inclusão evidenciada na feira já é algo que a POP vem trabalhando, o que mostra como lideramos a transformação do trade marketing. À medida que nos aventuramos neste novo cenário, ficamos atentos às mudanças que irão moldar não apenas o varejo, mas a forma como nos conectamos e interagimos no mundo dos negócios.